sábado, 24 de dezembro de 2011

A prática de conhecimentos e a ascensão da mente.

24/12/2011 - 15:22, reitero meus postulados:

- O ser humano é uma forma de vida incrivelmente adaptável à tudo que esta no seu alcance. Pode se especializar/elevar em todas as faculdades/conhecimentos existentes, aproximando-se da perfeição e da integridade de todas as habilidades possíveis.

- Um bom desempenho nas habilidades só pode ser alcançado com uma boa compreensão e muita prática. É impossível conseguir bons resultados na primeira tentativa - mesmo que estes sejam satisfatórios, aprimorar-se-ão com a posterior prática.

- Para iniciar a prática de novas habilidades, deve existir a origem do interesse (proveniente da boa compreensão) e a persistência desse - de outro modo, a prática desvanecer-se-ia com o oblívio do interesse - O interesse é composto pela utilidade proporcionada (viabilidade ideológica) e sua persistência depende do prazer proporcionado.

- Manter a prática de várias habilidades simultaneamente evita o escape do prazer de cada uma. Paralelamente, a busca de novas habilidades facilita o início de novas práticas - em outras palavras, o próprio primeiro contato com práticas/habilidades/interesses novos pode ser praticado.

- Praticar muito facilita a prática de habilidades diferentes ou novas, logo, muito conhecimento facilita a aquisição de mais conhecimento - por outro lado, conhecimento reduzido induz pouco interesse por novas práticas, resultando em um  indivíduo que sabe pouco e pouco busca saber, conseqüentemente dificultando seu aprendizado.

- Durante o início de novas práticas, o mais perigoso ponto negativo é a frustração. Mentes inseguras e falta de paciência podem levar o indivíduo ao desprendimento do prazer. Como citado anteriormente, a prática múltipla de várias habilidades ajuda o indivíduo à manter o interesse por conhecer mais de um horizonte - pode -se dizer que assim a mente não tem tempo livre para se frustrar.
.
.
.
.
.
As referências por mim vividas só comprovam a utilidade desses postulados para conhecimentos individuais. Ainda não mostraram ser aplicáveis à conhecimentos/prazeres que dependam de mais de um indivíduo para acontecer.


2 comentários:

  1. David Gallahue afirma que a pratica é essencial para se adquirir novas habilidades, a obtenção dessas habilidades e níveis que estas alcançarão não vai depender somente do interesse, fator esse indispensável no desenvolvimento, mais também será dependente de fatores como Meio que se esta inserido e a Individualidade biológica. A Pratica Multiplica de varias habilidades por um lado juda o ..."indivíduo à manter o interesse por conhecer mais de um horizonte - pode -se dizer que assim a mente não tem tempo livre para se frustrar" e por outro lado limita o aperfeiçoamento de uma habilidade especifica.

    ResponderExcluir
  2. O tempo é o fator limitante nesse caso. Levando em consideração que o aperfeiçoamento não possui fim, por sempre existir um nível superior para ser alcançado, depende do indivíduo separar o tempo para as práticas da forma que lhe convier. É escolha do indivíduo, dada sua meta, praticar várias habilidades diferentes ou especializar-se em um número reduzido até o tempo da vida se esgotar. Abrimos, assim, debate para a questão "o sentido individual da vida e da existência".

    ResponderExcluir